Área de Descarga

Novidades e descarga de actualização da versão 2018.j
Descarregar actualização da versão 2018

ÍNDICE

Novos módulos e programas

CYPETEL Wireless

CYPETEL Wireless

CYPETEL Wireless

CYPETEL Wireless

CYPETEL Wireless é uma aplicação para o dimensionamento de redes sem fios em ambientes interiores, através da realização de estudos de cobertura.

CYPETEL Wireless está integrada no fluxo de trabalho Open BIM através do intercâmbio de ficheiros standard IFC. A distribuição do CYPETEL Wireless é gratuita e a sua descarga realiza-se através da plataforma web BIMserver.center®.

O programa permite visualizar resultados em vistas em planta e vistas 3D mediante diagramas de isovalores e isolinhas. CYPETEL Wireless gera listagens com os resultados obtidos nas instalações. Estas listagens podem exportar-se para diversos formatos (TXT, HTML, RTF, DOCX, PDF) para impressão e/ou modificação por parte do utilizador. Também gera esquemas e desenhos que podem exportar-se em diversos formatos (DXF, DWG, JPG, EMF, BMP).

CYPETEL Wireless necessita de um modelo arquitetónico do edifício em formato IFC gerado por programas CAD/BIM como IFC Builder (ferramenta gratuita da CYPE concebida para a criação e manutenção de modelos IFC de edifícios), Allplan®, Archicad®, Revit®...

CYPETEL Wireless reconhece, para além dos compartimentos da edificação, os elementos construtivos e a posição das tomadas de eletricidade que tenham sido geradas dos programas especialistas dentro do fluxo de trabalho Open BIM. Na vista tridimensional podem visualizar-se os equipamentos incluídos em outras disciplinas como HVAC, Iluminação, Eletricidade...

CYPETEL Wireless exporta um ficheiro IFC com a posição dos emissores para que os restantes programas do fluxo de trabalho Open BIM possam visualizá-los. Para além disso, leva associado o ficheiro PDF com os resultados obtidos. Desta forma, atualiza-se o modelo BIM do projeto e consolida-se o fluxo de trabalho Open BIM.

Na página CYPETEL Wireless pode obter mais informação.

 

 

 

 

 

 

 

CYPELEC Core

CYPELEC Core

CYPELEC Core

CYPELEC Core é um programa para o cálculo de instalações elétricas em baixa tensão que incorpora o motor de cálculo do CYPELEC REBT. Permite desenhar esquemas unifilares da instalação e configurar as características dos elementos que compõem.

Mantém as principais funcionalidades do CYPELEC REBT ao nível do cálculo quer no fluxo de carga como no curto-circuito, oferecendo a edição de todos os elementos sem restrição de potência nem de número de linhas. A saída de resultados permite obter desenhos do esquema unifilar, listagens de justificação, quadro de medições e tabela de resultados.

As verificações de cálculo realizadas no programa baseiam-se nas especificações das normas internacionais IEC.

Esta aplicação está integrada no fluxo de trabalho Open BIM através do standard IFC, pelo que mantem a interação com as restantes ferramentas.

CYPELEC Core é uma aplicação gratuita e descarrega-se exclusivamente a partir da plataforma BIMserver.center. Na sua primeira versão pode-se instalar em espanhol e catalão. Nas próximas versões poderá instalar-se em outros idiomas.

 

 

 

 

 

 

BIMserver.center

Descarga de programas da CYPE na plataforma BIMserver.center

Os seguintes programas da CYPE estão disponíveis para descarga exclusiva na plataforma BIMserver.center:

  • CYPETEL Wireless
  • CYPELEC Core

Implementação de normas e melhorias na sua aplicação

Estruturas de betão

NTC: 2017 (México D.F.)

Normas Técnicas Complementarias. Diseño y Construcción de Estructuras de Concreto (2017).

Implementada no CYPECAD, CYPE 3D, Vigas parede e StruBIM Deep Beams.

Muros de blocos de betão

NTC: 2017 (México D.F.)

Normas Técnicas Complementarias. Diseño y Construcción de Estructuras de Mampostería (2017).

Implementada no CYPECAD.

Ações nas estruturas. Vento

NTC: 2017 (México D.F.)

Normas Técnicas Complementarias. Diseño por Viento. (2017).

Implementada no CYPECAD.

Ações nas estruturas. Sismo

NTC: 2017 (México D.F.)

Normas Técnicas Complementarias. Diseño por Sismo. (2017).

Implementada no CYPECAD e CYPE 3D.

Abastecimento de água

EN 806-3 (UE)

Especificações para instalações de condução de água destinada ao consumo humano no interior do edifício. Parte 3: Dimensionamento de tubagens.

Implementada no CYPEPLUMBING Water Systems.

CYPECAD

CYPECAD. Seleção de ficheiros do modelo BIM a importar

Seleção de ficheiros do modelo BIM a importar

No processo de criação de um projeto a partir de um modelo BIM e na sua atualização, podem-se selecionar os ficheiros IFC do modelo BIM que se vão importar. Até esta versão liam-se todos os ficheiros IFC, agora é o utilizador que decide. Deste modo, a atualização do modelo BIM pode ser mais rápida ao não importar o IFC que possa não ser útil no CYPECAD. Em qualquer momento pode-se fazer uma atualização importando todos os IFC’s dos programas de especialidades do modelo BIM.

 

 

 

 

CYPEPLUMBING Sanitary Systems

Configuração de documentos

Na versão anterior (2018.i) implementou-se o Gestor de documentos de projeto que permite gerar um documento, com um índice comum, que inclua as listagens selecionadas pelo utilizador.

A partir da versão 2018.j, este gestor permite ao utilizador configurar vários documentos da mesma obra com diferente conteúdo (por exemplo, um documento para águas residuais e outro para águas pluviais, um que inclua as medições e outro não, etc.). Deste modo, o utilizador não tem que modificar o conteúdo do documento para gerar mais de um tipo, mas agora pode configurar uma coleção de documentos com os conteúdos que necessite em cada um deles.

 

CYPEPLUMBING Water Systems. Implementação da norma EN 806-3 (EU)

CYPEPLUMBING Water Systems

Implementação da norma EN 806-3 (EU)

Foram implementados os critérios de cálculo estabelecidos na norma EN 806-3 (Especificações para instalações de condução de água destinada ao consumo humano no interior do edifício. Parte 3: Dimensionamento de tubagens).

 

 

 

 

CYPEPLUMBING Water Systems. Configuração de documentos

Configuração de documentos

Na versão anterior (2018.i) implementou-se o Gestor de documentos do projeto que permite gerar um documento, com um índice comum, que inclua as listagens selecionadas pelo utilizador.

A partir da versão 2018.j, este gestor permite ao utilizador configurar vários documentos da mesma obra com diferente conteúdo (por exemplo um que inclua as medições e outro não; um com verificações e resultados, e outro só com resultados; etc.). Deste modo, o utilizador não tem que modificar o conteúdo do documento para gerar mais de um tipo, mas agora pode configurar uma coleção de documentos com os conteúdos que necessite em cada um deles.

 

 

 

CYPEPLUMBING Water Systems. Visualização unifilar e volumétrica em desenhos, e vistas 2D e 3D

Visualização unifilar e volumétrica em desenhos, e vistas 2D e 3D

A versão 2018.j do CYPEPLUMBING Water Systems inclui dois modos de visualização que afetam as vistas 2D e 3D da instalação. Para isso, na secção "Modo de visualização" acrescentou-se o painel "Opções de representação" (diálogo "Opções gerais"> secção "Opções de desenhos e de cálculo"> botão "Opções de representação"). Essa secção permite ativar ou desativar a opção "Unifilar" para as vistas 2D e 3D em separado. A sua ativação implica a visualização unifilar e, a sua desativação, a volumétrica. As características destas visualizações pormenorizam-se seguidamente:

  • Visualização unifilar
    É o tipo de visualização que existe desde versões anteriores e que está ativa por defeito. Com esta opção, as tubagens da instalação representam-se com uma linha nos desenhos, e nas vistas 2D e 3D em ecrã.
  • Visualização volumétrica
    As tubagens da instalação representam-se na sua verdadeira magnitude em desenhos, e vistas 2D e 3D.

Nas vistas 3D, os restantes elementos da instalação não variam com a ativação de uma ou outra vista e representam-se como um volume que envolve a sua visualização real.

Nas vistas 2D, a visualização de grupos de pressão, depósitos e equipamentos de produção de AQS, representam-se com a sua simbologia na "Visualização unifilar" (que pode ou não coincidir com a visualização real). Na "Visualização volumétrica", estes elementos representam-se com a sua simbologia e também com o seu contorno real.

A exportação das tubagens para o modelo BIM realiza-se como elementos unifilares, se estiver ativa a opção unifilar da vista 3D ou como elementos volumétricos se não estiver.

Opções de dimensionamento e Verificações

CYPEPLUMBING Water Systems. Opções de dimensionamento e Verificações

CYPEPLUMBING Water Systems. Opções de dimensionamento e Verificações

Implementou-se a possibilidade do utilizador acrescentar uma série de verificações complementares que modificam e complementam as opções de dimensionamento e verificações próprias da norma selecionada.

Desde a sua primeira versão, as opções de dimensionamento e verificações da norma selecionada definem-se no ponto "Opções de dimensionamento e verificações a realizar" do diálogo "Opções gerais". Na versão 2018.j acrescentou-se na secção "Opções de desenhos e de cálculo" do diálogo "Opções gerais", o botão "Verificações gerais" que abre um painel com o mesmo nome que permite configurar mais opções de dimensionamento e verificações:

  • Verificações gerais
    • Colocação em série de válvulas de local húmido
      A ativação desta opção permite verificar que este tipo de válvulas não estejam colocadas em série.
  • Opções de dimensionamento

    Neste ponto do painel "Verificações gerais" o utilizador pode criar opções alternativas às já definidas em "Opções de dimensionamento e verificações a realizar". É possível configurar vários grupos de opções de dimensionamento. Uma vez definidas não se aplicarão ao dimensionamento da instalação enquanto o utilizador não as atribui mediante o botão "Opções de dimensionamento" da secção "Projeto" no menu superior de ferramentas.

 

 

 

 

AcoubatBIM by CYPE

Instalação em espanhol, português e italiano

Em versões anteriores AcoubatBIM by CYPE instalava-se em francês e em inglês. A partir da versão 2018.j, AcoubatBIM by CYPE também se instala em espanhol, português e italiano.

 

CYPEFIRE Sprinklers

CYPEFIRE Sprinklers. Planos de referência da instalação

CYPEFIRE Sprinklers. Planos de referência da instalação

CYPEFIRE Sprinklers. Planos de referência da instalação

Planos de referência da instalação

A versão 2018.j do CYPEFIRE Sprinklers dispõe de duas novas ferramentas que permitem definir com maior comodidade e rapidez instalações de sprinklers com diferentes planos de instalação, quer horizontais como inclinados (como podem ser os sistemas de sprinklers paralelos em coberturas inclinadas).

 

 

Para isso inclui-se duas opções ("Novo" e "Desníveis") numa nova secção do menu superior de ferramentas (Planos de instalação):

 

 

  • Novo

    Permite definir rapidamente um plano de referência da instalação introduzindo o seu contorno, uma referência e uma altura sobre o nível da planta que se está a visualizar. Podem definir-se todos os planos que o utilizador desejar.

    Os sprinklers e tubagens que se queiram colocar em um dos planos definidos deverão ter marcada a opção “Dispor o elemento no plano de referência da instalação" (nova opção do painel que se abre quando se introduz uma tubagem ou um sprinkler) e situá-los dentro do plano desejado.

 

  • Desníveis

    Com esta opção é possível definir planos de referência inclinados. Previamente deve-se definir um plano de referência horizontal mediante a anterior opção. Depois, com a opção "Desníveis" marcam-se três pontos do plano de referência, indicando a cota para cada um deles, o que definirá o plano inclinado correspondente.

 

 

 

 

 

 

CYPEFIRE Design

Novos tipos de projeto ERP: W, X, Y, PA, CTS, SG, OA, PS, GA, EF e BM

A versão 2018.j do CYPEFIRE Design inclui para a norma de Marrocos "Règlement de sécurité contre les risques d’incendie et de panique dans les constructions" os seguintes tipos de projetos de edifícios ERP (Établissements recevant du public):

CYPEFIRE Design. Novos tipos de projeto ERP

  • Établissements recevant du public: Administration, banques, bureaux (Type W)
  • Établissements recevant du public: Établissements sportifs couverts (Type X)
  • Établissements recevant du public: Musées (Type Y)
  • Établissements recevant du public: Établissements de plein air (Type PA)
  • Établissements recevant du public: Chapiteaux, tentes et structures itinérants effectif > 50 personnes (Type CTS)
  • Établissements recevant du public: Structures Gonflables (Type SG)
  • Établissements recevant du public: Hôtels-Restaurants d’altitude (Type OA)
  • Établissements recevant du public: Parcs de stationnements couverts (Type PS)
  • Établissements recevant du public: Gares accessibles au public (Type GA)
  • Établissements recevant du public: Établissements flottants (Type EF)
  • Établissements recevant du public: Bains maures (Type BM)

Programas CYPETHERM com motor de cálculo EnergyPlus (CYPETHERM EPlus, CYPETHERM HE Plus e CYPETHERM RECS Plus)

 

CYPETHERM RECS Plus. Equipamentos split 1x1 de condutas da TOSHIBA

Equipamentos split 1x1 de condutas da TOSHIBA

A partir da versão 2018.j é possível simular os equipamentos split 1x1 de condutas da TOSHIBA. De igual forma que os equipamentos split 1x1 já existentes (de parede e de solo), os de condutas definem-se como unidades terminais dentro de cada zona.

Para acrescentar um equipamento split 1x1 de conduta da TOSHIBA, deve-se acrescentar uma nova Unidade terminal e selecionar a categoria "Expansão direta", onde aparece o botão Split 1x1. No painel que surge ao premir sobre este botão, o utilizador pode selecionar entre os distintos modelos de splits de condutas, de parede e de solo da TOSHIBA.

Ao selecionar um split 1x1 de condutas o utilizador deve definir o comprimento da tubagem de refrigerante, e as cotas de instalação da unidade exterior e da unidade interior. Estes parâmetros utilizam-se para calcular a perda de potência associada.

Sistemas de volume de refrigerante variável VRV da Daikin

 

CYPETHERM RECS Plus. Sistemas de volume de refrigerante variável VRV da Daikin

Integrou-se o catálogo dos equipamentos VRV da Daikin nos programas CYPETHERM com motor EnergyPlus™ (CYPETHERM HE Plus, CYPETHERM RECS Plus e CYPETHERM EPlus). Desta forma, ampliou-se o número de fabricantes entre os quais o utilizador pode selecionar no momento de definir um sistema de tipo caudal de refrigerante variável (VRF).

Dentro de Sistemas de Climatização do tipo Expansão Direta, no botão VRF acrescentou-se o logotipo da Daikin. Ao premir sobre o mesmo, o utilizador pode selecionar entre as distintas séries e modelos de unidades exteriores condensadas por ar VRV da Daikin, que se encontram completamente definidas dentro do programa. Analogamente, as unidades interiores VRV da Daikin podem-se acrescentar através do botão Nova Unidade Terminal, tipo Expansão Direta, botão VRF.

Não é possível combinar unidades interiores e exteriores de sistemas VRF de distintos fabricantes, nem modelos de fabricante com unidades genéricas.

 

Importação de equipamentos multi-split e split 1x1 da TOSHIBA do modelo BIM

 

CYPETHERM RECS Plus. Importação de equipamentos multi-split e split 1x1 da TOSHIBA do modelo BIM

Os programas CYPETHERM com motor EnergyPlus™ (CYPETHERM HE Plus, CYPETHERM RECS Plus e CYPETHERM EPlus) podem importar os equipamentos Multi-split e Split 1x1 da TOSHIBA de um ficheiro IFC gerado e incluído no modelo BIM pelo CYPETHERM HVAC.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CYPETHERM HVAC

Cotas de condutas horizontais

Em versões anteriores as cotas das condutas horizontais e das uniões não se especificavam e correspondiam com a cota da instalação que se encontrava definida em planta.

A partir da versão 2018.j, o utilizador pode indicar a cota da conduta horizontal no momento da sua introdução. Por defeito esta cota é a cota da instalação definida em planta.

As uniões entre condutas que gera o programa tomam a cota da conduta. Esta cota pode-se modificar na edição das uniões, para que o utilizador possa modificá-la se também modificar a da conduta horizontal.

Agora, é possível desenhar uma instalação com desníveis numa mesma planta. Para isso, o utilizador deve introduzir a conduta vertical correspondente ao desnível gerado.

Contiguidades nos programas de térmica e acústica

Quando os programas da CYPE de térmica e acústica importam um ficheiro IFC que não apresenta informação de contiguidades, analisam o ficheiro e a disposição dos compartimentos para detetar que compartimentos encontram-se adjacentes e obter as contiguidades.

Em versões anteriores as contiguidades incluem-se automaticamente no ficheiro IFC que gera o programa IFC Builder (aplicação gratuita da CYPE concebida para a criação e manutenção de modelos IFC de edifícios) já que esta ferramenta as gera. Outros programas CAD/BIM (como Allplan®, Archicad®, Revit®...) não exportam para IFC esta informação, pelo que, se estiver utilizando como ferramenta iniciadora do modelo Open BIM, as contiguidades devem ser definidas pelo utilizador em cada uma das aplicações especializadas de térmica e acústica.

Com esta importante novidade da versão 2018.j, as contiguidades são incluídas nos programas de térmica e acústica da CYPE independentemente do programa CAD/BIM de modelador geométrico do projeto Open BIM.

Seguidamente, enumeram-se os programas de térmica e acústica da CYPE beneficiados desta implementação:

Gerador de preços

Atualização do Gerador de preços

Voltar à área de descarga da versão 2018

 

CYPE em Portugal · Top - Informática, Lda.
Rua Comendador Santos da Cunha, 304, Ap. 2330 4701-904 Braga- Tel. 253 209 430 - Fax 253 209 439
Av. 5 de Outubro, 72 – 8º C - 1050 – 059 Lisboa - Tel. 21 782 68 10 - Fax 21 782 68 19
Home | Top-Informática | CYPE Ingenieros | Novidades | Produtos | Serviços |
Aviso Legal | Contacte | Sugestões | Subscrição | Noticias | Mapa Web
CYPE Ingenieros, S.A.