ÍNDICE
iTCalc é uma aplicação gratuita para o cálculo e desenho de instalações de telecomunicações com os equipamentos do catálogo da Televés.
iTCalc dispõe de ferramentas necessárias para realizar projetos de redes de cabos coaxiais, redes de fibra ótica, redes híbridas de fibra-coaxial (HFC) e redes de pares de cobre; composição de bastidores e cabeças de rede, assim como a possibilidade de dispor as tomadas de telecomunicações sobre as plantas.
Esta aplicação foi desenvolvida pela CYPE com assessoramento técnico e supervisão da Televés, em virtude do acordo realizado entre ambas as entidades.
iTCalc está integrado no fluxo de trabalho Open BIM através do intercâmbio de ficheiros standard IFC. A sua descarga realiza-se exclusivamente através da plataforma web BIMserver.center®.
Nesta sua primeira versão, iTCalc instala-se em português e possui os equipamentos do catálogo da Televés distribuídos em Portugal.
iTCalc permite o desenho e cálculo de instalações de telecomunicações, quer de carácter normativo como genérico, pois as verificações são opcionais e configuráveis pelo utilizador. O programa permite importar valores das seguintes normas predefinidas:
Como resultados, o programa gera:
Na página iTCalc dispõe de mais informação.
CYPEPLUMBING Schematic diagrams é uma ferramenta gratuita concebida para realizar de modo automático o esquema de uma instalação de abastecimento de água.
Esta aplicação está integrada no fluxo de trabalho Open BIM através do standard IFC. A sua descarga realiza-se exclusivamente através da plataforma web BIMserver.center®.
Nas instalações com mais de uma válvula de secionamento individual, o programa realiza dois esquemas, um desde o ponto de ligação à rede pública à bateria de contadores e outro desde a bateria até às válvulas de secionamento individual. Nas instalações com uma só válvula de secionamento individual, o programa gera um esquema desde o ponto de ligação à rede pública até à válvula de secionamento individual.
CYPEPLUMBING Schematic diagrams gera automaticamente o esquema da instalação de abastecimento de água se o modelo BIM contiver a informação adequada, a qual pode ser gerada pelo CYPEPLUMBING Water Systems. O esquema gerado pode ser modificado através das ferramentas que dispõe o programa na sua parte superior.
Se o modelo BIM não contiver a informação mencionada, é possível desenhar manualmente com as mesmas ferramentas com as quais se pode modificar. Portanto, "CYPEPLUMBING Schematic diagrams" pode trabalhar de modo autónomo, embora é sempre necessário criar um projeto BIM na plataforma web BIMserver.center®.
Os seguintes programas da CYPE estão disponíveis para descarga na plataforma BIMserver.center®:
Desde que se implementou na versão 2018.i a vista 3D em formato "GLTF" nos programas integrados no fluxo de trabalho Open BIM, a visualização dos modelos 3D pode realizar-se quer no visor integrado na plataforma Web BIMserver.center como na sua aplicação (App) para dispositivos móveis.
A partir da versão 2018.l, incrementou-se a informação que se exporta para o visor 3D do BIMserver.center, relativamente aos seguintes programas da CYPE:
A partir da versão 2018.l do CYPE os suplementos desenvolvidos para Revit (“Suplemento Open BIM” e “Orçamento e medição de modelos de Revit”) são compatíveis com a versão 2019 do Revit.
A partir da versão 2018.l, é possível atualizar todas as máscaras de desenho da obra que tenham alterações através da tecla "F2".
Recorde que as máscaras também se atualizam quando se visualizam pela primeira vez desde que se entra na obra ou manualmente (máscara a máscara) desde o diálogo "Ficheiros disponíveis" (como se mostra na imagem).
A versão 2018.l do CYPECAD MEP utiliza a versão 8.9 do motor EnergyPlus, publicada em 30 de março de 2018.
A versão 2018.l do CYPECAD MEP e dos programas CYPETHERM com motor de cálculo EnergyPlus™ (CYPETHERM EPlus, CYPETHERM HE Plus e CYPETHERM RECS Plus) permite ao utilizador definir o período de tempo de simulação de EnergyPlus. Em versões anteriores, só era possível simular o ano inteiro ou dois dias de dimensionamento.
Quando no CYPECAD MEP se exportam os dados da obra para o EnergyPlus (desde os separadores "Estudio térmico" ou "Climatização”), inicia-se um processo que termina a mostrar a janela "Visualizador de dados exportados para o EnergyPlus". É aqui onde se utiliza o motor de cálculo EnergyPlus e onde, a partir desta versão 2018.l, o utilizador pode selecionar o período de tempo que desejar.
No ponto "Simulação de períodos de tempo com EnergyPlus™ a partir dos programas CYPETHERM" indica-se como se seleciona o período de simulação nesses programas.
Em certos painéis, como é o caso dos painéis de circuitos com carga concentrada, é possível indicar uma referência para o circuito e outra referência distinta para a carga. Naqueles casos, em que se queira copiar a referência do circuito para a carga, acrescentou-se um botão (situado junto à referência da carga) para realizar a cópia da referência rapidamente.
No bloco "Edição" da barra de ferramentas do CYPELEC Multiline acrescentaram-se dois novos comandos "Rodar Grupo" e "Copiar de outro esquema".
Permite rodar uma captura de vários elementos de uma só vez.
Permite selecionar um ou vários elementos de um esquema de origem e copiá-los para um esquema de destino. Esta ferramenta funciona de forma similar ao comando de “Copiar entre plantas” de outros programas da CYPE.
No CYPETEL ITED (Portugal), implementou-se a opção “Exportar” dentro do grupo “Modelo BIM” da barra de ferramentas.
Esta opção, que já estava disponível na maior parte dos programas incluídos no fluxo de trabalho Open BIM, permite ao CYPETEL ITED incluir na documentação do modelo BIM um ficheiro PDF por cada listagem que gera (Fichas técnicas, Memória descritiva e justificativa, Quadro de dimensionamento, Lista de materiais e Termo de responsabilidade).
A partir da versão 2018.l, CYPETEL Wireless dispõe de um assistente criado com o fim de ajudar na definição dos valores de atenuação dos elementos construtivos. O assistente permite a importação dos dados de atenuação de distintos elementos construtivos predefinidos.
Com a inclusão do programa iTCalc dentro do fluxo de trabalho Open BIM (software que permite exportar a posição das tomadas de telecomunicações para o projeto BIM), CYPETEL Wireless posiciona sobre as plantas as tomadas de pares de cobre para assistir o utilizador na configuração da sua rede wireless (para além de visualizar-se na vista 3D do modelo BIM, como sucede com todos os programas incluídos no fluxo de trabalho Open BIM).
CYPETEL Wireless inclui na versão 2018.l a possibilidade de variar os ângulos azimute e a elevação das antenas dos emissores. Isto permite ao utilizador definir a direção do diagrama de radiação em função das necessidades da instalação.
A versão 2018.l do CYPEPLUMBING Sanitary Systems permite realizar o cálculo dos volumes de escavação de caixas e tubagens horizontais. Para que o programa realize este cálculo o utilizador deve definir:
O programa mostra em ecrã o perfil longitudinal das tubagens horizontais que pode ser imprimido ou exportado para ficheiro em diferentes formatos de desenho.
A listagem de medição da rede de saneamento inclui os volumes de escavação das caixas e tubagens horizontais para as quais se tenham definido os dados mencionados anteriormente.
A partir da versão 2018.l, CYPEPLUMBING Sanitary Systems permite definir a distância máxima que deve existir entre pontos de inspeção nas tubagens horizontais e a necessidade da sua presença nas mudanças de direção.
Para isso, o diálogo "Tubagem horizontal" (Opções gerais> Opções de dimensionamento e verificações a realizar> Tubagens horizontais> seleção ou definição de um tipo de tubagem horizontal) foi reorganizado, de modo que o ponto "Dados para dimensionamento e verificação" possui agora três separadores "Dados gerais", "Métodos de cálculo a utilizar" e "Verificações adicionais". Neste último separador encontram-se as duas opções de verificação de pontos de inspeção (Distância máxima entre pontos de inspeção e Pontos de inspeção nas mudanças de direção da tubagem).
Estas verificações podem selecionar-se indistintamente para cada tipo de tubagem horizontal que se defina na obra.
O programa emite avisos, quando estas verificações não se cumprem nos tipos de tubagens horizontais para os quais se tenham ativado.
Atualmente, estas verificações estão desativas por defeito e é o utilizador que deve ativá-las se o desejar. Numa próxima versão aparecerão ativas se a norma selecionada as contemplar. O utilizador poderá ativar, desativar ou modificar a distância máxima livremente.
A partir da versão 2018.l, CYPEPLUMBING Sanitary Systems permite definir a distância máxima que deve existir entre o fecho hídrico das descargas e a secção ventilada mais próxima.
Esta verificação encontra-se na secção "Dados para dimensionamento e verificação" do diálogo "Descarga" (Opções gerais> Opções de dimensionamento e verificações a realizar> Descargas> seleção ou definição de um tipo de descarga) e pode definir-se individualmente e com valores diferentes para cada tipo de descarga. O utilizador estabelece numa tabela a distância máxima para cada intervalo de pendentes que desejar definir.
O programa emitirá avisos quando esta verificação não se cumpra nos tipos de descargas para os quais se tenha definido.
A partir da versão 2018.l do CYPEPLUMBING Sanitary Systems é possível definir um critério de simultaneidade específico para algum tipo de tubagem horizontal ou vertical, diferente ao que se define para toda a instalação em "Opções gerais> Opções de desenhos e de cálculo> Opções de cálculo> Simultaneidade".
O critério de simultaneidade específico define-se em: Opções gerais> Opções de dimensionamento e verificações a realizar> "Tubagens horizontais" ou "Tubagens verticais"> seleção ou definição de um tipo de tubagem> secção "Dados para dimensionamento e verificação"> ativar "Critério de simultaneidade específico".
Também foi implementada a possibilidade de "Limitar a altura da entrada à caixa desde a sua base". Esta opção pode-se ativar e definir o seu limite de modo individual para cada tipo de "Caixa", na secção "Características técnicas" no diálogo "Caixa" (Opções gerais> Opções de dimensionamento e verificações a realizar> Caixas> seleção ou definição de um tipo de caixa).
Esta opção está desativa por defeito e é o utilizador que deve ativá-la e indicar o valor limite. Numa próxima versão aparecerá ativa de acordo com os valores que estabeleça a norma selecionada e o utilizador poderá desativá-la ou editá-la para modificar a limitação.
A partir da versão 2018.l do CYPEPLUMBING Water Systems é possível definir a distância máxima entre o equipamento de produção de A.Q.S. e o ponto de consumo. Se ativar a verificação e se definir a distância, o programa emitirá um aviso nos pontos de consumo que a supere.
Esta verificação ativa-se em "Opções gerais> Opções de desenhos e de cálculo> Verificações gerais".
A verificação está desativa por defeito. Numa próxima versão, estará ativa de acordo com o valor estabelecido na norma selecionada e o utilizador poderá desativá-la ou editá-la para modificar a limitação.
A partir da versão 2018.l, CYPELUX é capaz de representar na vista 3D do modelo BIM os isovalores relativos aos resultados. Esta opção pode-se ativar através do painel “Ver resultados”, uma vez que tenha finalizado o cálculo do projeto.
Quando se exporta a informação do projeto para o BIMserver.center, o ficheiro IFC gerado leva consigo referenciados vários ficheiros ".gltf" que contêm os isovalores de cada resultado representados na vista 3D do programa (iluminância, encandeamento UGR, quociente de luz diurna…). Isto permite visualizar os isovalores no visor 3D do BIMserver.center, do mesmo modo que já se fazia em outras aplicações Open BIM como CYPETEL Wireless.
Os ficheiros ".gltf" gerados pelos programas CYPELUX, são independentes entre si e do que já se gerava para as luminárias desde a versão anterior (2018.k), pelo que cada um deles pode ser visualizado de maneira independente.
A versão 2018.l do CYPEFIRE Design inclui para a norma de Marrocos "Règlement de sécurité contre les risques d’incendie et de panique dans les constructions" os seguintes tipos de projetos de edifícios IGH (Immeubles de grande hauteur), correspondentes a edifícios de mais de 28 m de altura ou a edifícios de habitações de mais de 50 m de altura:
A versão 2018.l permite realizar a verificação do número mínimo de vias de aproximação exigidos segundo o tipo de norma e projeto a resolver.
Se os botões de alarme se introduzem sobre as vias de evacuação (de igual forma que acontece em versões anteriores com os extintores), o programa verificará que qualquer origem de evacuação não se encontra a uma distância superior à introduzida pelo utilizador no diálogo "Vias de evacuação".
É possível introduzir "Colunas húmidas". Para isso, na secção "Catálogo de equipamentos" do diálogo "Opções gerais", o equipamento "Coluna seca" passa a denominar-se "Coluna" e na sua descrição o utilizador pode selecionar o tipo de coluna "Coluna seca" ou "Coluna húmida" que deseja definir.
A versão 2018.l dos programas CYPETHERM com motor de cálculo EnergyPlus utiliza a nova versão 8.9 do motor, publicada no dia 30 de março de 2018.
A versão 2018.l do CYPECAD MEP e dos programas CYPETHERM com motor de cálculo EnergyPlus™ (CYPETHERM EPlus, CYPETHERM HE Plus e CYPETHERM RECS Plus) permite ao utilizador definir o período de tempo de simulação no EnergyPlus. Em versões anteriores, só era possível simular o ano inteiro ou dois dias de dimensionamento.
No separador "Cálculo" do CYPETHERM EPlus ou no separador "Verificação regulamentar" do CYPETHERM HE Plus ou CYPETHERM RECS Plus, ao premir sobre o botão "Calcular" ou sobre o botão "Opções de cálculo", aparece o painel "Opções de cálculo". A opção “Simular só o dia de dimensionamento” que aparecia em versões anteriores foi substituída na versão 2018.l pelo “Período de simulação”, onde o utilizador pode definir o dia e mês inicial e final da simulação.
No ponto "Simulação de períodos de tempo com EnergyPlus™ a partir do CYPECAD MEP" indica-se como se seleciona o período de simulação no CYPECAD MEP.
Ampliou-se o catálogo dos equipamentos VRV da Daikin nos programas CYPETHERM com motor EnergyPlus (CYPETHERM HE Plus, CYPETHERM RECS Plus e CYPETHERM EPlus). A partir da versão 2018.l, podem-se simular as unidades exteriores VRV da Daikin refrigeradas por água (série RWEYQT9), nas suas versões "Bomba de calor" e "Recuperação de calor".
Dentro de Sistemas de Climatização do tipo Expansão Direta, no botão VRF, ao premir sobre o logotipo da Daikin o utilizador pode selecionar entre as distintas séries e modelos de unidades exteriores VRV da Daikin. Ao selecionar um equipamento do tipo Bomba de calor (2 tubos) aparece a nova série Water Cooled Heat Pump VRV WIV, e, analogamente, ao selecionar um equipamento do tipo Recuperação de calor (3 tubos) aparece a nova série Water Cooled Heat Recovery VRV WIV.
Para simular um equipamento VRV refrigerado por água é necessário acrescentar à obra um sistema de condensação por água para bomba de calor.
A partir da versão 2018.l é possível introduzir um elemento com perda de pressão localizada na rede de condutas para simular a perda de pressão que geram os filtros, comportas, etc.
Este elemento encontra-se disponível na secção “Condutas” no menu de ferramentas superior através do ícone "ΔP".
Os "plugin" para Revit da versão 2018.l do CYPE, "Suplemento Open BIM para Revit" e "Orçamento e medição de modelos de Revit", são compatíveis com a versão 2019 do Revit.