ÍNDICE
Norma Chilena Oficial. Diseño Sísmico de Edificios.
Esta norma já estava implementada em versões anteriores para CYPECAD e Novo Metal 3D com o método de análise dinâmica (modal espectral) - incluídas as modificações do Decreto nº 61 (V. e U.) de 2011.
A versão 2014.e do programa CYPECAD inclui também para esta norma um método de análise estática (força lateral equivalente). A selecção do método de análise (dinâmica ou estática) realiza-se mediante a opção Método de análise do quadro de diálogo onde se define a acção sísmica.
A correcção por corte basal mediante o método de análise dinâmica (modal espectral) já se realizava no CYPECAD desde a versão 2013.a.
A redução de inércias dos elementos de betão que CYPECAD realiza no cálculo sísmico com as normas que se indicam a seguir, realizava-se só para as hipóteses sísmicas. As normas implementadas no programa que incluem o cálculo sísmico com inércias fissuradas são:
Foram incluídas duas novas opções para representar o desenho da planta estrutural com vista por cima ou por baixo da laje.
No ponto "Visualização" do menu lateral esquerdo do editor de vigas avançado, desenha-se um esquema da planta actual.
Neste esquema, o utilizador pode seleccionar outro pórtico para a sua edição seleccionando-o com o botão esquerdo do rato.
Recorde que desde versões anteriores já se podia alterar de grupo de plantas e de pórtico seleccionando-os nos ícones que existem junto aos textos "Grupo" e "Pórtico", no mesmo ponto "Visualização".
Foi optimizado internamente a geração do desenho "Pormenorização de pilares" de modo que se reduz substancialmente o tempo que o programa utiliza na sua geração.
Na versão 2013.e implementou-se a ferramenta Strut3D, que permite verificar (no CYPECAD e no Novo Metal 3D) maciços de encabeçamento de estacas mediante uma metodologia geral de cálculo que analisa as regiões D de betão armado mediante um modelo de bielas e tirantes. Esta ferramenta só estava disponível para a norma de betão EHE 08 (Espanha).
Na versão 2014.b, implementaram-se em Strut3D as normas de betão ACI 318M-08 (USA), Nch430.Of2008 (Chile), NTE E.060: 2009 (Peru) e NSR-10 (Colômbia). E na versão 2014.d as normas ABNT NBR 6118 2007 (Brasil), ABNT NBR 6118 Projeto Junho 2013 (Brasil), Eurocódigo 2 (UE, França e Portugal).
Agora, na versão 2014.e, foi implementado no Strut3D as seguintes normas de betão:
Foi incluído no CYPECAD e no Novo Metal 3D a biblioteca de perfis enformados Profil du Futur de ARVAL (ArcelorMittal).
Esta biblioteca inclui as seguintes séries de perfis enformados:
No separador "Étude thermique" do CYPECAD MEP para França é possível introduzir os seguintes tipos de geradores termodinâmicos para que sejam tidos em conta no estudo térmico RT 2012:
Os valores da "Irradiação solar global diária média mensal sobre superfície horizontal" que CYPECAD MEP utiliza no cálculo de uma instalação de energia solar térmica para a produção de água quente sanitária, são dados que o programa pode atribuir automaticamente dependendo da selecção do local (menu Obra> Localização) no qual o utilizador pode definir juntamente com os restantes dados climáticos (menu Obra> Dados obra> editar as Condições climáticas> seleccionar a opção "De utilizador"> editar o ponto "Irradiação solar global diária média mensal sobre superfície horizontal" e introduzir os valores desejados para cada mês do ano). A partir da versão 2014.e, quando o utilizador edita a " Irradiação solar global diária média" pode adoptar os valores da base de dados da "Langley Research Center Atmospheric Science Data Center" da NASA, mediante a selecção do ícone .
Os valores importados desta base de dados dependem da Latitude e da Longitude indicada no diálogo "Condições climáticas" quando se introduzem valores de utilizador. Portanto, é possível introduzir valores altamente fiáveis da irradiação solar de qualquer lugar do planeta.
Todos os dados do diálogo "Condições climáticas" não se utilizam para o cálculo da instalação de energia solar térmica para a produção de água quente sanitária. Estes dados aparecem aqui porque este diálogo é comum para os separadores "Climatização" e "Estudo térmico", onde se utilizam para dimensionar as instalações de climatização ou realizar as verificações térmicas necessárias. Portanto, a partir destes dois separadores também é possível importar os valores da irradiação solar da base de dados da NASA.
A partir da versão 2014.d, os valores da irradiação solar desta base de dados da NASA, também se adoptam quando se importam os restantes dados climáticos da base de dados climáticos "ASHRAE Weather Data Viewer 4.0". Recorde que esta base de dados implementou-se na versão anterior (2014.d) . Neste caso, os valores mensais da irradiação solar correspondem à estação climatológica que o utilizador seleccione quando importa os valores climáticos da base de dados "ASHRAE Weather Data Viewer 4.0".
Foi restaurada a opção que permitia ao Arquimedes realizar medições das unidades de obra sobre ficheiros em formato DXF/DWG, e que deixou de funcionar na versão anterior (2014.d). Recorde que esta opção faz parte do módulo "Medição automática de desenhos DXF/DWG".
Os utilizadores nos quais a CYPE forneceu um ficheiro para poder realizar a medição sobre DXF na versão 2014.d (medilib.dll), devem ter em conta que para actualizar a versão 2014.d para a versão 2014.e, com o patch que se pode descarregar nesta mesma página, devem voltar a colocar no seu local o ficheiro original que substituíram por aquele que se forneceu.
Para actualizar a versão 2014.e ou a última existente (independentemente da versão anterior que tenha instalada actualmente), também pode descarregar a versão completa desde a área de descarga dos programas da CYPE, em cujo caso, não necessitará substituir nenhum ficheiro para instalar essa última versão.
O Arquimedes nesta versão permite importar as medições de Allplan relativamente à sua nova versão "Allplan® 2014 (32-bit e 64-bit)".