Área de Descarga

Novidades e descarga de actualização da versão 2014.e
Descarregar actualização da versão 2014.c à versão 2014.d

Implementação de normas e melhorias na sua aplicação

Acções nas estruturas. Sismo

NCh433.Of1996 Mod.2009 (Dºnº61. de 2011) (Chile)

Norma Chilena Oficial. Diseño Sísmico de Edificios.

Esta norma já estava implementada em versões anteriores para CYPECAD e Novo Metal 3D com o método de análise dinâmica (modal espectral) - incluídas as modificações do Decreto nº 61 (V. e U.) de 2011.

A versão 2014.e do programa CYPECAD inclui também para esta norma um método de análise estática (força lateral equivalente). A selecção do método de análise (dinâmica ou estática) realiza-se mediante a opção Método de análise do quadro de diálogo onde se define a acção sísmica.
A correcção por corte basal mediante o método de análise dinâmica (modal espectral) já se realizava no CYPECAD desde a versão 2013.a.

 

CYPECAD

Cálculo sísmico com inércias fissuradas

A redução de inércias dos elementos de betão que CYPECAD realiza no cálculo sísmico com as normas que se indicam a seguir, realizava-se só para as hipóteses sísmicas. As normas implementadas no programa que incluem o cálculo sísmico com inércias fissuradas são:

  • CIRSOC 103-2005 (Argentina)
    Normas Argentinas para Construcción Sismorresistente. Parte II: Construcciones de Hormigón Armado. 
  • CSCR 2010 (Costa Rica)
    Código Sísmico de Costa Rica 2010.
  • NEC -11 (Equador)
    Norma ecuatoriana de la construcción. Capítulo 2.- Peligro sísmico y requisitos de diseño.
  • R-001 2011 (República Dominicana)
    Reglamento para el Análisis y Diseño Sísmico de Estructuras. 

Desenho da planta estrutural com vista por cima ou por baixo da laje

Foram incluídas duas novas opções para representar o desenho da planta estrutural com vista por cima ou por baixo da laje.

 

CYPECAD. Plano de replanteo con vista desde arriba o desde abajo del forjado

Editor de vigas avançado

Esquema da planta estrutural para selecção do pórtico

No ponto "Visualização" do menu lateral esquerdo do editor de vigas avançado, desenha-se um esquema da planta actual.

Neste esquema, o utilizador pode seleccionar outro pórtico para a sua edição seleccionando-o com o botão esquerdo do rato.
Recorde que desde versões anteriores já se podia alterar de grupo de plantas e de pórtico seleccionando-os nos ícones que existem junto aos textos "Grupo" e "Pórtico", no mesmo ponto "Visualização".

CYPECAD. Editro de vigas avanzado. Esquema de planta para selección de pórtico

Optimização do tempo de geração do desenho Pormenorização de pilares

Foi optimizado internamente a geração do desenho "Pormenorização de pilares" de modo que se reduz substancialmente o tempo que o programa utiliza na sua geração.

Strut3D

Implementação no Strut3D das normas de betão CIRSOC 201-2005 (Argentina), IS 456: 2000 (Índia) e NTC: 14-01-2008 (Itália)

Na versão 2013.e implementou-se a ferramenta Strut3D, que permite verificar (no CYPECAD e no Novo Metal 3D) maciços de encabeçamento de estacas mediante uma metodologia geral de cálculo que analisa as regiões D de betão armado mediante um modelo de bielas e tirantes. Esta ferramenta só estava disponível para a norma de betão EHE 08 (Espanha).

Na versão 2014.b, implementaram-se em Strut3D as normas de betão ACI 318M-08 (USA), Nch430.Of2008 (Chile), NTE E.060: 2009 (Peru) e NSR-10 (Colômbia). E na versão 2014.d as normas ABNT NBR 6118 2007 (Brasil), ABNT NBR 6118 Projeto Junho 2013 (Brasil), Eurocódigo 2 (UE, França e Portugal).

Agora, na versão 2014.e, foi implementado no Strut3D as seguintes normas de betão:

  • CIRSOC 201-2005 (Argentina)
    Reglamento Argentino de Estructuras de Hormigón CIRSOC 201 (Julio 2005).
  • IS 456: 2000 (Índia)
    Indian Standard. Plain and reinforced concrete code of practice (Fourth Revision).
  • NTC: 14-01-2008 (Itália)
    Norme tecniche per le costruzioni.

CYPECAD e Novo Metal 3D

Nova biblioteca de perfis enformados "Profil du Futur" de ARVAL (ArcelorMittal)

Foi incluído no CYPECAD e no Novo Metal 3D a biblioteca de perfis enformados Profil du Futur de ARVAL (ArcelorMittal).

Esta biblioteca inclui as seguintes séries de perfis enformados:

  • Perfil U (U enformado simples)
  • Perfil CE (U enformado rigidificado)
  • Cantoneira L (Cantoneira simétrica enformada)
  • Omega (Omega inclinado por altura exterior)
  • SIGMA (Canal com alma rigidificada)

 

CYPECAD MEP

Estudo térmico para França

RT 2012

No separador "Étude thermique" do CYPECAD MEP para França é possível introduzir os seguintes tipos de geradores termodinâmicos para que sejam tidos em conta no estudo térmico RT 2012:

  • Geradores termodinâmicos para aquecimento ou produção de água quente sanitária, que permitem captar o calor do terreno.
  • Geradores termodinâmicos reversíveis com captação de águas subterrâneas.

Energia solar térmica

Base de dados de Irradiação solar global diária média mensal do "Langley Research Center Atmospheric Science Data Center" da NASA

CYPECAD MEP. Energía solar térmica. Base de datos de 'Irradiación solar global diaria media mensual' del 'Langley Research Center Atmospheric Science Data Center' de la 'NASA'

Os valores da "Irradiação solar global diária média mensal sobre superfície horizontal" que CYPECAD MEP utiliza no cálculo de uma instalação de energia solar térmica para a produção de água quente sanitária, são dados que o programa pode atribuir automaticamente dependendo da selecção do local (menu Obra> Localização) no qual o utilizador pode definir juntamente com os restantes dados climáticos (menu Obra> Dados obra> editar as Condições climáticas> seleccionar a opção "De utilizador"> editar o ponto "Irradiação solar global diária média mensal sobre superfície horizontal" e introduzir os valores desejados para cada mês do ano). A partir da versão 2014.e, quando o utilizador edita a " Irradiação solar global diária média" pode adoptar os valores da base de dados da "Langley Research Center Atmospheric Science Data Center" da NASA, mediante a selecção do ícone .

Os valores importados desta base de dados dependem da Latitude e da Longitude indicada no diálogo "Condições climáticas" quando se introduzem valores de utilizador. Portanto, é possível introduzir valores altamente fiáveis da irradiação solar de qualquer lugar do planeta.

Todos os dados do diálogo "Condições climáticas" não se utilizam para o cálculo da instalação de energia solar térmica para a produção de água quente sanitária. Estes dados aparecem aqui porque este diálogo é comum para os separadores "Climatização" e "Estudo térmico", onde se utilizam para dimensionar as instalações de climatização ou realizar as verificações térmicas necessárias. Portanto, a partir destes dois separadores também é possível importar os valores da irradiação solar da base de dados da NASA.

A partir da versão 2014.d, os valores da irradiação solar desta base de dados da NASA, também se adoptam quando se importam os restantes dados climáticos da base de dados climáticos "ASHRAE Weather Data Viewer 4.0". Recorde que esta base de dados implementou-se na versão anterior (2014.d) . Neste caso, os valores mensais da irradiação solar correspondem à estação climatológica que o utilizador seleccione quando importa os valores climáticos da base de dados "ASHRAE Weather Data Viewer 4.0".

 

Arquimedes

Medição sobre DXF (Restaurada)

Foi restaurada a opção que permitia ao Arquimedes realizar medições das unidades de obra sobre ficheiros em formato DXF/DWG, e que deixou de funcionar na versão anterior (2014.d). Recorde que esta opção faz parte do módulo "Medição automática de desenhos DXF/DWG". More info link

Os utilizadores nos quais a CYPE forneceu um ficheiro para poder realizar a medição sobre DXF na versão 2014.d (medilib.dll), devem ter em conta que para actualizar a versão 2014.d para a versão 2014.e, com o patch que se pode descarregar nesta mesma página, devem voltar a colocar no seu local o ficheiro original que substituíram por aquele que se forneceu. More info link

Para actualizar a versão 2014.e ou a última existente (independentemente da versão anterior que tenha instalada actualmente), também pode descarregar a versão completa desde a área de descarga dos programas da CYPE, em cujo caso, não necessitará substituir nenhum ficheiro para instalar essa última versão. More info link

Importar medição de Allplan® 2014 (32-bit e 64-bit)

O Arquimedes nesta versão permite importar as medições de Allplan relativamente à sua nova versão "Allplan® 2014 (32-bit e 64-bit)".

Voltar à área de descarga da versão 2014

 

CYPE em Portugal · Top - Informática, Lda.
Rua Comendador Santos da Cunha, 304, Ap. 2330 4701-904 Braga- Tel. 253 209 430 - Fax 253 209 439
Av. 5 de Outubro, 72 – 8º C - 1050 – 059 Lisboa - Tel. 21 782 68 10 - Fax 21 782 68 19
Home | Top-Informática | CYPE Ingenieros | Novidades | Produtos | Serviços |
Aviso Legal | Contacte | Sugestões | Subscrição | Noticias | Mapa Web
CYPE Ingenieros, S.A.